Pesquisar este blog

CLICK NA IMAGEM E VEJA COMO VOCÊ PODE CONCORRER AOS SORTEIOS DE SETEMBRO

Casa da Marmita, Bar, Restaurante e Delivery

Casa da Marmita, Bar, Restaurante e Delivery
Contato: 87 9 96414424

Aurinézio

Aurinézio

RC SERVIÇOS TOPOGRÁFICOS

AGÊNCIA ATIVOS

VIDRAÇARIA TICO VIDROS, em Petrolândia - PE

VIDRAÇARIA TICO VIDROS, em Petrolândia - PE

FARMÁCIA ESPERANÇA

FARMÁCIA ESPERANÇA

ELETROLÉO

ELETROLÉO

terça-feira, 13 de abril de 2021

EM PETROLÂNDIA - PE DESPERDÍCIO DE ÁGUA POTÁVEL NO BNE JÁ PASSA DOS DEZ DIAS, 'CADÊ A COMPESA QUE TINHA AQUI?'



Mais uma vez, o Blog SNP, registra um grande desperdício de água no Bairro Nova Esperança – BNE, em Petrolândia, no sertão de Itaparica, no interior de Pernambuco. O vazamento está localizado, em uma rua de frente a Escola Municipal Itamar Leite. O mesmo, ocorre a mais de 10 dias. E assim, muita água já foi jogada fora. A conta virá, que pagará? O povo!

Petrolândia é banhada pelas águas do Rio São Francisco, “ás portas da cidade” está o Lago de Itaparica. E mesmo assim, a população urbana sofre, algumas vezes por falta de água nas torneiras, e mais ainda, sofrem as comunidades rurais (responsabilidade da prefeitura), que algumas delas, ainda dependem do abastecimento para consumo humano, através de carro pipa. 

Por um outro, desta mesma fonte, importante para manter a vida humana, animal, agricultura e outros meios de vida, é desperdiçada água potável de forma irresponsável, por parte da Compesa, empresa responsável pela manutenção do sistema de abastecimento de água para o consumo humano, no município (área urbana). Esta por sua vez, tem como desculpas, para as conhecidas, seguidas e absurdas falhas : Uma equipe pequena; uma demanda demasiada grande; um sistema ultrapassado e antigo em tempo de funcionamento, e uma das principais desculpas é a de que, a sua base como gerência administrativa regional é em outro município, e isso trás dificuldades, principalmente na manutenção do sistema. A população também contribui para este desperdício, e muitas vezes, deixa de cobrar da empresa, desvia água, e joga fora, um bem precioso para todos.

*Encaminharemos o pedido para o conserto ao contato da Compesa, e vamos permanecer fiscalizando, pois somos parceiros da população, mas cabe a ela, ser o principal fiscal. Para que todos tenham uma vida melhor.


De quem é a culpa? Dos funcionários da empresa não! É do Estado que não assume a demanda e contrata mais pessoas, e não assume a responsabilidade de melhoria do sistema. E também o município tem sua parcela de culpa, que não cobra como deveria combrar. Pois além da falta de manutenção, passam dias e dias, todo mês, falta um, ou dois, ou mais dias, água no município. E o que a município faz? Nada! A conta vem da mesma forma, ou, quase sempre mais. 

Podem até dizer: "O controle está a  cima da gente!" E isso não é razão de cruzar os braços. 

A população, se cala diante da falta de responsabilidade da empresa, e da falta de uma política pública que funcione, como base, de manutenção e controle de um bem comum e indispensável para a manutenção da vida, ÁGUA! 

Afinal, o que justifica Petrolândia, ter em sua porta um lago, e sofrer tanto com um sistema de abastecimento precário e falho, que tanto dificulta a vida de todos? 

Blog SNP, "A notícia pra Você!"


VÍDEO (11/04) POR ALEXANDRE SERTÃO

 


Por Redação Blog SNP
Fotos/vídeos: Alexandre Serão
13/04/2021





Nenhum comentário:

Postar um comentário