Pesquisar este blog

CLICK NA IMAGEM E VEJA COMO VOCÊ PODE CONCORRER AOS SORTEIOS DE SETEMBRO

Casa da Marmita, Bar, Restaurante e Delivery

Casa da Marmita, Bar, Restaurante e Delivery
Contato: 87 9 96414424

Aurinézio

Aurinézio

RC SERVIÇOS TOPOGRÁFICOS

AGÊNCIA ATIVOS

VIDRAÇARIA TICO VIDROS, em Petrolândia - PE

VIDRAÇARIA TICO VIDROS, em Petrolândia - PE

FARMÁCIA ESPERANÇA

FARMÁCIA ESPERANÇA

ELETROLÉO

ELETROLÉO

segunda-feira, 5 de abril de 2021

ATENÇÃO ESTUDANTES: Universidades públicas de PE oferecem mais de 15 mil vagas através do Sisu em cursos de graduação

Os estudantes interessados em ingressar em instituições públicas de ensino superior já podem começar a se preparar para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021, que começa a partir desta terça-feira (06/04) e vai até o dia 9 de abril, no site do sistema.

Fabson Gabriel/Ascom UFPE

O candidato deve ter feito o Enem 2020 e sua nota de redação tem que ser maior que zero, pois é a partir da nota obtida no exame que o candidato consegue participar do processo e disputar uma vaga nas instituições. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril. O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de curso.

Em Pernambuco, 15.589 vagas são ofertadas por sete instituições de ensino. Confira como funciona a seleção em cada universidade:

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está ofertando 6.972 vagas em 104 cursos por meio do Sisu, sendo 3.480 vagas para ampla concorrência e 3.492 vagas destinadas para a Lei de Cotas, distribuídas nos campi Recife (5.522), Caruaru (1.020) e Vitória de Santo Antão (430).

A lista dos matriculados distribuídos por entrada será divulgada até o dia 20 de maio no site Sisu UFPE 2021.

Os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música – Licenciatura, Dança – Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Licenciatura não participam deste processo seletivo, pois são regidos por resolução específica.

A UFPE conta com quatro modalidades de concorrência: ampla concorrência; vagas reservadas pela Lei de Cotas; vagas reservadas para pessoas com deficiência; e argumento de Inclusão Regional. Esse último é exclusivo para o curso de Medicina do Campus Recife e para os cursos ofertados pelos campi das cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

UPE - Universidade de Pernambuco

Na Universidade de Pernambuco (UPE), do total de 3.480 vagas, estão disponíveis para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) cerca de 1.740 vagas. Enquanto que a outra metade 1.740 foram disponibilizadas para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da instituição.

Nos dois processos de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE, distribuídas nos 54 cursos de graduação, oferecidos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.

IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco


No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) serão ofertadas 465 vagas, distribuídas em onze cursos, nos campi Recife e Pesqueira.

No Recife, as oportunidades são nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (34 Vagas), Design Gráfico (40 Vagas), Engenharia Civil (40 vagas), Engenharia Mecânica (35), Gestão Ambiental (40 vagas), Radiologia (36 vagas), Gestão De Turismo (matutino, 40 vagas, e noturno, 40 vagas).

Em Pesqueira, as opções são os cursos de Enfermagem (40 vagas), Engenharia Elétrica (40 vagas), Física (40 vagas) e Matemática (40).

O IFPE reserva 60% do total de vagas por curso/turno para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Dentre os egressos da escola pública, há ainda subcotas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Na Universidade Federal Rural De Pernambuco (UFRPE) serão ofertadas 3.840 vagas em 64 cursos de graduação, distribuídos entre o Recife, Cabo de Santo Agostinho, Serra Talhada e Belo Jardim.

A novidade, neste ano, é o curso superior de Aquicultura, na categoria tecnológico, que possui menor carga horária e formação mais rápida. Para o novo curso, estão disponíveis 60 vagas, sendo 30 para a primeira entrada e 30 para a segunda.

UFAPE - Universidade Federal Do Agreste De Pernambuco

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), localizada no município de Garanhuns, no Agreste, está oferecendo 560 vagas, distribuídas em 7 cursos de graduação: Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Letras, Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharia de Alimentos.

Serão ofertadas 80 vagas para cada curso, sendo 40 vagas por entrada/semestre. São disponibilizadas 2 entradas: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Os candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em qualquer uma das escolas situadas nas microrregiões do Agreste ou do Sertão de Pernambuco poderão pleitear, no Sisu, um bônus de 10% na nota.

UNIVASF - Fundação Universidade Federal Do Vale Do São Francisco

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibilizará 1.610 vagas para 30 cursos de graduação, que são ofertados nos sete campi, localizados nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí.

A distribuição das vagas na Univasf ocorre de acordo com a Lei de Cotas, que determina a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O restante das vagas é destinado à Ampla Concorrência.

A Univasf tem sete campi em seis municípios: Campus Sede e Ciências Agrárias (CCA), situados em Petrolina, e Campus Salgueiro, em Pernambuco; Campus Juazeiro, Campus Senhor do Bonfim e Campus Paulo Afonso, todos na Bahia; e Campus Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, no Piauí.

IF Sertão - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

No Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), serão ofertadas 402 vagas.  No campus Petrolina, estão disponíveis 32 vagas para o curso de Tecnologia em Alimentos, 30 para a Licenciatura em Computação, 30 para a Licenciatura em Física e mais 30 para a Licenciatura em Química.

O campus Petrolina Zona Rural, por sua vez, oferece 30 vagas para o Bacharelado em Agronomia e outras 25 para o curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia.

No campus Floresta, são 25 vagas disponíveis para a graduação em Gestão de Tecnologia da Informação. Em Salgueiro, os candidatos poderão optar entre a Licenciatura em Física, o Tecnólogo em Sistemas para Internet ou o Tecnólogo em Alimentos, cada um dos quais com 30 vagas disponíveis.

Já no campus Santa Maria da Boa Vista, as 40 vagas ofertadas são para a Licenciatura em Matemática. Por fim, o campus Serra Talhada oferece os cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Engenharia Civil, ambos com 35 vagas disponíveis em cada. 


POR DIÁRIO DE PERNAMBUCO
05/04/2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário