quarta-feira, 24 de março de 2021

TURISMO PETROLÂNDIA - PE: A turismóloga Petrolandense Mabel Aquino concede entrevista ao Blog SNP, e trás um vasto conhecimento sobre o turismo de Petrolândia e região

 

Mabel Aquino, Turismóloga (Petrolândia - PE)

Vamos a partir das próximas linhas conhecer um pouco da história de Mabel Aquino (turismóloga Petrolandense ) e parte do seu conhecimento relacionado ao turismo de Petrolândia e a região de Itaparica, no sertão de Pernambuco.


1 – Blog Sertão News Petrolândia- Quem é Mabel Aquino?

MABEL AQUINO- Sou filha de agricultores, nascida na antiga Petrolândia, que hoje esta submersa, porém com a mudança para nova cidade meus pais resolveram ir para Petrolina - PE, sou casada com Agecson, mãe de um casal de filhos. Desde criança sempre fui muito curiosa, adorava escutar os mais velhos contado histórias de seu “tempo”, e isso foi despertando em mim a vontade de aprender cada vez mais sobre a história das pessoas e dos lugares, e por incrível que pareça, aos quatro anos de idade eu já falava que ia fazer turismo. De que outra forma eu iria conhecer as histórias? Tinha que ser com turismo, não é!?

Sempre quis ter minha independência financeira, comecei a trabalhar desde dos quatorze anos.

Em 2010 volto a Petrolândia, já formada em Turismo para atuar na Secretaria municipal de Turismo de Petrolândia, inicialmente como Chefe de Divisão e logo após passando a ser Diretora de turismo. Para aprimorar-me em meu trabalho fui me capacitando cada vez mais, fiz Bacharelado em Administração de Empresas e  vários cursos da área do turismo dentre as quais posso citar o Curso de Extensão Enoturismo e Desenvolvimento Regional pelo IF Rio Grande do Sul, Curso de História de Uma Região: Representações do Nordeste Brasileiro pelo Centro Acadêmico de História Ágora- Universidade Estadual Vale do Acaraú – CAHISA/UEVA, Elaboração de Projetos para Captação de Recursos pelo SEBRAE/PE, Curso de Extensão em Planejamento de Turismo Municipal pelo Instituto de Pesquisas Sociais Aplicadas – IPSA , e também outros tantos cursos pela Fundação UNIVERSA / MTUR. 

Trabalhei na Prefeitura Municipal de Petrolândia – Diretora do Departamento de Turismo, e durante esse tempo, fui eleita Presidente da Associação da Instância de Governança da Região Turística Ilhas e Lagos do São Francisco – ARTIL, fui Diretora de Inclusão Social – Associação das Secretarias de Turismo do Estado de Pernambuco – ASTUR, paralelo a isso, fui Instrutora do Curso de Agente de Informações Turísticas e do Curso de Condutor de Turistas pelo SENAC e Instrutora do Curso de Qualificação em Turismo a Agentes da Guarda Civil Municipal pelo no Instituto de Gerenciamento de Cidades. Trabalhei Também no Instituto Nordeste Cidadania – Inec (CredAmigo) como Assessora Administrativa e Assessora de Crédito.

2 – Blog SNP- Fale sobre turismo:

MA- Tenho muito orgulho da minha profissão, sei que poderia ter qualquer outra, mas jamais seria tão feliz e realizada profissionalmente falando. 

Turismo é uma área encantadora e instigadora, desde o trato com cada visitante; a troca de experiência; o despertar da curiosidade pela história de cada atrativo; por cada personagem da figura folclórica local, atuando diretamente no lazer, o que está previsto na constituição como direito do cidadão. Também trabalha em conjunto com outras áreas, como infraestrutura, educação, saúde, meio ambiente, urbanismo, cultura, finanças, leis, e etc. Levando cada vez mais o profissional da área, a buscar por conhecimento. Principalmente pelo bem receber as pessoas, pela atenção e respeito às diferenças de modo geral. 

O que me entristece é o fato de que normalmente as pessoas acham que o profissional de turismo vive de festas e viagens, mas o que as pessoas não sabem, é que na verdade, existe muito trabalho e dedicação para que realmente o turista tenha um serviço de qualidade. Quem produz um evento, não se diverte nele, quem cria e vende roteiros turísticos não fica olhando a paisagem durante a execução dele. O profissional tem que estar bem atento para que nada dê errado, pois naquele momento ele é o responsável por aquele turista, por aquele grupo. 

O profissional do turismo tem que estar sempre se atualizando para poder desempenhar seu trabalho da melhor forma possível, pois o turismo está sempre se atualizando, sempre tem uma novidade, uma atividade nova, um atrativo novo, públicos diferentes.

As pessoas também confundem atrativo turístico com ponto turístico, fazem parte do mesmo conjunto, mas são diferentes. 

Ponto turístico - Local turístico, no qual há um atrativo turístico. Ex: Lago de Itaparica, Mirante da Serrota.

Atrativo turístico - Aquilo que atrai turistas, fica num ponto turístico. Ex: Igreja Parcialmente Submersa (no Lago de Itaparica), A Estátua de São Francisco e a vista da cidade (ambos no Mirante da Serrota).

3 – Blog SNP- Trade Turístico

MA- É o conjunto de equipamentos da estrutura constituintes do produto turístico.  Como exemplos, temos meios de hospedagem, bares e restaurantes, centros de convenções e feiras de negócios, agências de viagens e turismo, empresas de transporte, lojas de suvenir's e todas as atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente a atividade turística.

4 – Blog SNP- De onde vem o turista de Petrolândia?



MA- O turista que visita nossa cidade, em sua maioria vem dos estados do Nordeste mesmo. Mas isso não quer dizer que não temos turistas de outras regiões e de outros países. Existem registros que comprovam isso. 

Todo turista é um visitante, e não importa se ele vem de fora ou da nossa cidade, pois tem várias pessoas que não conhecem os atrativos do próprio município, e para o verdadeiro profissional não existe diferença entre, o turista ou o visitante local. Todos devem ser tratados com a mesma dedicação, atenção e respeito. 

5 – Blog SNP- PETROLÂNDIA existe vários pontos TURÍSTICO. Como o Mirante da Serrota; a Furna do Padre; o Serrote do Padre, o Sobrado, entre outros! Se a senhora tivesse que escolher Uma Rota, para a Mabel Turista, que rota a senhora escolheria?

MA- Petrolândia possui vários pontos e atrativos turísticos, e com isso temos condições de criar vários roteiros que se adéquam a públicos diferenciados.

Para o publico que gosta de aventura e trilhas nós temos o Serrote do Padre, a Serra do Papagaio, a Serra do Brejinho de Fora. Para os que gostam de sol e praia, temos a Ilha de Rarrá, a Praia do Sobrado. Para os que gostam de contemplação, temos o Mirante da Serrota e os passeios de catamarã nas mediações da Igreja parcialmente submersa e mergulhos na cidade submersa. Para os que preferem o turismo de experiência, temos as propriedades rurais. Sem contar as Chácaras que estão disponíveis para o turista que prefere um lazer diferenciado, com mais privacidade, e também os balneários. Em se tratando de cultura étnica temos, Aldeias Indígenas e Comunidade Quilombola. E ao longo do trajeto a estes lugares, temos vários atrativos como: Restaurantes, lojas e oficinas de artesanato.

Com tantas áreas de atuação fica até difícil de escolher uma só, pois o ideal é tenhamos vários roteiros que se adequem ao turista que nos visita.

6 – Blog SNP- Falando de turismo regional...

MA- O Ministério do Turismo dividiu os estados em regiões turísticas através do Programa de Regionalização do Turismo, que por sua vez, foram transformados em Instâncias de Governanças para facilitar o desenvolvimento do turismo regional, e município de Petrolândia faz parte da Instância de Governança Ilhas e Lagos do São Francisco, juntamente com os municípios de Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba, Jatobá e Tacaratu. Carnaubeira da Penha não está fazendo parte, porque infelizmente na última atualização do Mapa do Turismo não conseguiram entregar a documentação exigida a tempo e acabou ficando de fora nestes últimos dois anos. Mas isso não impede que neste ano de 2021, que terá uma nova atualização, que Carnaubeira possa fazer parte da IGR Ilhas e Lagos. Espero sinceramente que nenhum município fique fora do Mapa do Turismo, pois é uma perda muito grande para os empresários e municípios.

As cidades que fazem parte da IGR Ilhas e Lagos possuem um potencial turístico muito vasto, apesar de ter características parecidas, elas possuem várias singularidades que não encontramos nas outras, todas possuem histórias e culturas bem enraizadas. E fogem do estereótipo de seca extrema, pois em sua maioria são banhadas pelas águas do “Velho Chico” e fazem parte de um bioma único no mundo, que é a nossa caatinga.

7- Blog SNP- O Sertão de Itaparica...

MA- Conforme foi citado na pergunta, os municípios que fazem parte de nossa região possuem muitas características bastante parecidas. Para desenvolvermos o turismo se faz necessário primeiro conhecer o potencial do município em questão, e depois definir o papel de cada um que faz parte dele: Sociedade civil, empreendedores e gestão. A sociedade tem que conhecer e valorizar o que o município tem de melhor, a cultura, os atrativos e pontos turísticos, estar realmente preparado para receber o turista. Os empreendedores devem se capacitar e capacitar cada vez mais seus funcionários para melhor atender não só os turistas, mas também seus visitantes, além de sempre estarem inovando. A gestão deve atuar na infraestrutura de apoio ao turismo, como por exemplo, melhorando os acessos aos pontos e atrativos turísticos. Buscando novos recursos para construção de infraestrutura de apoio ao turista, exemplos: Praças, melhoria das ruas, saneamento, sistema de saúde (para quem não sabe isso tudo faz parte também de infraestrutura de apoio ao turismo), buscar recursos financeiros pra obras, buscar parceiros que possam ajudar no desenvolvimento dos empreendimentos, tais como Sistema S, bancos, entre outros.

Vale salientar também que é muito importante a participação junto ao CDL e ao Conselho Municipal de Turismo. 


AGRADECIMENTOS

O Blog Sertão News Petrolândia sente-se horando e agradecido pela disponibilidade e a gentileza de Mabel Aquino, em nos conceder este entrevista, sem formalidades, mas com uma grande responsabilidade, recheada de conhecimento de causa, por assim dizer. Proporcionando assim, neste espaço de informação que é o SNP, com um conteúdo que é de grande importância, para trazer conhecimentos diversos, valorização e preservação sobre o tema em questão. Com a certeza que, estamos contribuindo com o desenvolvimento e manutenção do turismo de Petrolândia e região, e vamos mais além, porquê não dizer, do Brasil e do mundo.

Fica aqui, nossos sinceros agradecimentos a esta jovem turismóloga, Mabel Aquino, que muito ainda tem, o que nos dizer, e a contribuir para o crescimento do turismo. Algo prazeroso e que proporciona bem estar, crescimento e valores socioculturais e econômicos, aonde quer que seja, para quem necessário for. 

"O turismo reúne em um só lugar: A Natureza e o homem; o desejo e o prazer, o talento e os valores, a imagem e o encanto, a expressão e o sentir. Turismo é vida que se refaz a cada momento no seu existir".

 E Mabel nos mostra ao que veio, fazer e viver TURISMO. 


Blog SNP, por Alexandre Sertão
Foto: Arquivo pessoa de Mabel Aquino 
24/03/2021




Igreja do Sagrado Coração de Jesus/Povoado Barreiras (Petrolândia submersa) 
Foto: Alexandre Sertão




   


Nenhum comentário:

Postar um comentário