Pesquisar este blog

CLICK NA IMAGEM E ACESSE O NOSSO CANAL

CLICK NA IMAGEM E ACESSE O NOSSO CANAL
CLICK NA IMAGEM E ACESSE O NOSSO CANAL

AGÊNCIA ATIVOS

LOJA FRANCKELETRO

LOJA FRANCKELETRO

MIL GRAUS 1000°, sua loja Moda Praia em Petrolândia, no sertão de Pernambuco

MIL GRAUS 1000°, sua loja Moda Praia em Petrolândia, no sertão de Pernambuco
CLICK NA IMAGEM E TENHA ACESSO AOS DETALHES A LOJA

Aurinézio

Aurinézio

RC SERVIÇOS TOPOGRÁFICOS

VIDRAÇARIA TICO VIDROS, em Petrolândia - PE

VIDRAÇARIA TICO VIDROS, em Petrolândia - PE

FARMÁCIA ESPERANÇA

FARMÁCIA ESPERANÇA

ELETROLÉO

ELETROLÉO

segunda-feira, 15 de março de 2021

TURISMO PETROLÂNDIA - PE : Falando em turismo com a turismóloga Mabel Aquino



Falando em turismo... Mas o que significa turismo mesmo?

Se falarmos em conceito, o turismo pode ser definido como o conjunto de atividades que realizamos durante uma viagem a um local diferente do nosso cotidiano. Mas na prática, isso pode significar até mesmo descobrir lugares da sua própria cidade.

O turismo está ligado a diversos segmentos, como por exemplo: O turismo de consumo; o turismo religioso; o turismo cultural; o turismo rural; o turismo de saúde; o turismo ecológico, etc. E só são consideradas turistas as pessoas que saem de sua cidade ou país para uma viagem de visita a outro país, estado ou região por um período menor que doze meses sem exercer nenhuma atividade remunerada.

Em se tratando de economia, o turismo tem um papel muito importante, pois a chegada de turistas aumenta o consumo, a produção de bens e serviços e principalmente a necessidade de criação de novos empregos. O setor do turismo impacta diretamente mais de 50 atividades e indiretamente mais de 570 outras atividades.

E, o que faz um profissional de turismo, onde ele pode atuar?

O profissional de turismo planeja, organiza e promove. Não importa se estamos falando de viagens, eventos ou atividades de lazer e de negócios. O profissional da área pode atuar em diversos segmentos do setor, entre eles: 

•Ecoturismo - organizando roteiros ecológicos e guiar turistas (se fez também o curso de guia); 

•Atuar na área de marketing – criando estratégias de promoção;

•Organizar eventos e viagens profissionais;

•Hotelaria - gestão administrativa; 

•Restaurantes - harmonizando alimentos e bebidas;

•Gestão pública (nas esferas municipal, estadual e federal) - identificando o potencial de um lugar ou região em atrair pessoas, analisando o impacto do turismo na sociedade como um todo, meio ambiente, cultura, comunidade, empregos, desenvolvendo e promovendo ações que beneficiem o turista e a comunidade local, entre outros.

Atualmente não só o setor turístico, mas o mundo está passando por grandes dificuldades por causa da pandemia, mas isso não quer dizer que o setor deve parar completamente suas atividades. Pois esta é a hora de organizar, reinventar e estruturar cada um dos empreendimentos e a gestão pública, porque paralelo a isso tudo que está acontecendo, existe todo um planejamento e critérios a serem cumpridos justamente neste ano de 2021 pelo Ministério do Turismo para garantir recursos aos municípios e empreendedores do trade turístico. Estou falando do Mapa do Turismo Brasileiro, do Programa de Regionalização do Turismo, do Cadastur e das instâncias de Governanças, que garantem a possibilidade de recursos financeiros do Governo Federal para os municípios, vindos do MTur, e nesta etapa se faz importante a participação dos gestores municipais e empresários para que sejam cumpridos todos os critérios exigidos pelo MTur. 

E, para finalizar, deixo um recado àqueles que não valorizam o turismo:

“Turismo não é só lazer, diversão ou entretenimento. Turismo é preservação de cultura e do ambiente, é investimento, geração de empregos e renda, é melhoria na qualidade de vida de cada um”


Por Mabel Aquino 
Turismóloga 



Blog SNP, 15/03/2021










Projeto ISTO PETROLÂNDIA 
Foto: Alexandre Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário