PONTO DO BEM

PONTO DO BEM

Bairro Nova Esperança - PETROLÂNDIA -PE

Bairro Nova Esperança - PETROLÂNDIA -PE
AURINÉZIO CONSTRUÇÕES

Avenida Auspício Valgueiro Barros - Petrolândia - PE

Avenida Auspício Valgueiro Barros - Petrolândia - PE
M&S CRIAÇÕES - CLICK NA IMAGEM

Avenida Auspício Valgueiro Barros - Petrolândia - PE

Avenida Auspício Valgueiro Barros - Petrolândia - PE
FRANCK ELETRO - Click na imagem e veja nossas ofertas

quarta-feira, 4 de março de 2020

PETROLÂNDIA - PE: 32 Anos de Transição



DIA 06 DE MARÇO

DIA DA TRANSIÇÃO DE PETROLÂNDIA-PE.

Aos 06 (Seis) do mês de março de 1988 (mil novecentos e oitenta e oito), aproximadamente às 19h30 (dezenove horas e trinta minutos), na sacada do prédio da Prefeitura Municipal desta cidade. Com a presença de autoridades ecliásticas, civis e militares, Após a procissão de despedida do Padroeiro da comunidade (São Francisco de Assis) da terra do Jatobá, iniciada no final da tarde, partindo da matriz de São Francisco de Assis, localizada na saudosa Petrolândia. Percorrendo as ruínas daquela inesquecível terra. Procissão esta, acompanhada por milhares de devotos filhos da querida cidade e de cidades vizinhas. Adentrou a Nova Petrolândia em cortejo festivo dirigindo-se a Praça Municipal.

O solene acontecimento contou com o chefe do cerimonial, o ex-promotor desta comarca Dr. José Marconi Cordeiro Ferreira. Que em sucessivas alusões ao evento, conclamou a população da terra, a preservar as tradições da gente Petrolandense. Padre Henrique Schutten, vigário da Paróquia de Tacaratu, amigo e solitário a este povo de São Francisco de Assis, com citações bíblicas iniciou as solenidades transcorrendo sobre a humanidade em que viveu o santo protetor, pedindo aos fiéis compreensão e amor à nova comunidade.

Enfim, procedeu a benção final à terra que a partir de então seria o berço de todos os Petrolandenses. Finalmente usou da palavra o ex-promotor desta comarca e atual Corregedor Geral do Ministério Público do Estado de Petrolândia Dr. Gilberto Ferraz Gominho que em sua alocução, bastante emocionado relembrou sua passagem à frente da promotoria desta cidade, enaltecendo particularmente os homens que forjaram os destinos da sempre lembrada Petrolândia. Salientando acima de tudo, para que os responsáveis pelos destinos da comunidade que ora e neste local se instala propugne pelo engrandecimento da terra, objetivando a perpetuação das tradições históricas, para cuja nova geração será pelos exemplos responsáveis. 

Em continuação a cerimônia de transferência da sede do município. O chefe do cerimonial anunciou as palavras do Exmº Sr. Prefeito deste município, senhor Itamar Leite que se dirigiu aos presentes lembrando que o progresso da nação exigia o sacrifício do nosso povo e fez citações do imortal Euclides da Cunha sobre o homem sertanejo, e que os Petrolandenses neste momento ofereciam ao Brasil o testemunho de fé, coragem, esperança e de autenticidade. Convocou as autoridades, pois de família, juventude estudantil e educadores para juntos fazerem desta Petrolândia tão digna e altiva, quanto aquela que nos viu nascer. 

Em nome dos conterrâneos, agradeceu a presença do Padre Henrique Schetten e dos que se deslocaram das suas cidades para prestigiarem o evento e de modo especial ao Promotor Dr. José Marconi Cordeiro Ferreira, ao Corregedor Geral do Ministério Público Dr. Gilberto Ferraz Gominho e o Desembargador Dr. Carlos Xavier Paes Barreto, ressaltando que estes, condignamente participaram da vida da nossa saudosa Petrolândia e que retornaram nesta data, trazidos pelos laços fraternais, que hoje mais que antes, os unem as nossas famílias, impulsionados pelo devotamento e amor à terra que no passado lhes abrigou. Disse ainda que, a presença dos magistrados fizesse renascer no coração do nosso povo, principalmente em nossa juventude a justiça do nosso Estado.

Finalizando, exaltou a magnificência do exemplo de bravura e civismo que os Petrolandenses mostraram a nação e prometeu tudo fazer em benefício da nossa terra e da nossa gente. 


Fonte: Biblioteca Municipal Barão de Mauá

FERIADO MUNICIPAL

No ano de 2006, a ex-vereadora Maria do Socorro (Dona Santa), na época era a atual Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, sob o Projeto de Emenda da Lei Orgânica do Município de Nº 010/2016, instituiu o feriado municipal no dia 06 de março, em homenagem ao dia que se comemora a transferência oficial da Sede do município.

Blog SNP, 04/03/2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário