Por G1
22/08/2018 14h20
58% dos entrevistados também avaliaram que a mulher deve ser processada e ir para cadeia se cometer um aborto, independentemente da situação.
Pequisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) aponta que 59% dos brasileiros são contrários a mudanças na atual lei do aborto. O índice caiu em comparação com a pesquisa anterior, de novembro de 2015, quando 67% defenderam que a lei continue como está. A maioria dos brasileiros, porém, ainda acredita que o aborto deve ser proibido e criminalizado.
Atualmente, o aborto é permitido em apenas três casos no Brasil:
- quando a gravidez é resultado de estupro;
- quando há risco de vida para a mulher;
- se o feto for anencéfalo.
VEJA NA LEI BRASILEIRA QUANDO O ABORTO É PERMITIDO
Nas duas primeiras situações, a permissão do aborto é prevista em lei. No caso de feto anencéfalo, foi resultado de um entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em qualquer outra situação, o aborto é considerado um crime no Brasil.
O levantamento do Datafolha foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto e entrevistou 8.433 pessoas com 16 anos ou mais em 313 municípios do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Opinão sobre a ampliação da lei que permite o aborto
Porcentagem de acordo com pesquisas Datafolha (%)
abril/2007
● Que a lei continue como está: 65
● Que a lei continue como está: 65
Fonte: Pesquisa Datafolha
Com relação à punição sobre as mulheres que fazem o aborto, 58% dos brasileiros acreditam que ela deve acontecer independentemente da situação, ou seja, que as mulheres sejam processadas e que devam ir para a cadeia.
Já para 33% dos brasileiros as mulheres não deveriam ser presas ou passar por processo na Justiça por fazer um aborto.
Punição para mulheres que fazem o aborto
Valores de Pesquisa Datafolha, em %
nov/2017
● Não sabe: 7
● Não sabe: 7
Fonte: Pesquisa Datafolha
Nenhum comentário:
Postar um comentário