PONTO DO BEM

PONTO DO BEM

Bairro Nova Esperança - PETROLÂNDIA -PE

Bairro Nova Esperança - PETROLÂNDIA -PE
AURINÉZIO CONSTRUÇÕES

Avenida Auspício Valgueiro Barros - Petrolândia - PE

Avenida Auspício Valgueiro Barros - Petrolândia - PE
M&S CRIAÇÕES - CLICK NA IMAGEM

Avenida Auspício Valgueiro Barros - Petrolândia - PE

Avenida Auspício Valgueiro Barros - Petrolândia - PE
FRANCK ELETRO - Click na imagem e veja nossas ofertas

quinta-feira, 28 de maio de 2020

HISTÓRIAS E CULTURA DE PETROLÂNDIA -PE: Lenda, "A PEDRA DE NAIR"

LENDAS 

Significado e Conceitos

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante

Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito.Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

Lendas no Brasil são inúmeras, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de fatos verídicos.

Muitos pesquisadores, historiadores ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

LENDA DE PETROLÂNDIA, SERTÃO DE ITAPARICA, INTERIOR DE PERNAMBUCO


PEDRA DE NAIR

Informação Cícero Costa (Música/Departamento de Cultura)

A lenda da Pedra de Nair, conta-se os mais antigos, que "uma moça muito bonita", de nome Nair, com longos cabelos pretos, na antiga Petrolândia (hoje submersa no lago de Itaparica) sempre ia tomar banho e lavar roupas no Rio São Francisco, sempre escolhendo "a mesma pedra". Era uma pessoa muito alegre, que vivia sempre sorrindo e cantando. Gostava de pular da "pedra" quando ia tomar banho. Mas um certo dia ao pular, ela desapareceu. Apesar das buscas, seu corpo nunca foi encontrado. Segundo conta a lenda, "ela se encantou". Desde o seu desaparecimento, os moradores passaram chamar aquele local, de "Pedra de Nair", algumas pessoas afirmavam que à noite sempre viam ela sentada na pedra, e cantando, como uma sereia.



Cais Dom Pedro II no ano de 1981, próximo se localizava a Pedra de Nair Foto: Eli Claudino



Fonte: Blog Cultura de Petrolândia
Base de informações: Biblioteca Pública Barão de Mauá/ Cícero Costa (músico de Petrolândia)
Fotos/Arquivo da internet/Eli Claudino
Redação Blog SNP, 28/05/2020





Um comentário:

  1. Muito bom saber um pouco mais da história da nossa cidade, legal, grato pela postagem, ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir