PAULINELLY CHALÉS

PAULINELLY CHALÉS
CLICK NA IMAGEM E VEJA DETALHES

AURINÉZIO CONSTRUÇÕES

AURINÉZIO CONSTRUÇÕES
BAIRRO NOVA ESPERANÇA, Avenida Padre Cícero, nº 90

PONTO DO BEM

PONTO DO BEM
PETROLÂNDIA-PE

CLICK NA IMAGEM

CLICK NA IMAGEM
ACESSE .... CONTRIBUA... COMPARTILHE

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Sarampo em Pernambuco: Aumenta para 268 número de casos confirmados em 31 municípios do estado

Secretaria de Saúde aponta que foram notificados 1.226 casos da doença até 28 de dezembro de 2019. Ao longo de 2018, foram quatro confirmações de sarampo.

Por G1 PE
Blog SNP, 13/01/2020 

Vacina contra sarampo deve ser tomada por adultos e crianças — Foto: Reprodução/EPTV

Pernambuco chegou ao final de 2019 com 268 casos confirmados de sarampo em 31 municípios, segundo boletim da Secretaria de Saúde do estado, divulgado nesta segunda-feira (13/01). Ao longo de todo o ano de 2018, foram quatro confirmações no estado, todas relacionadas a um paciente com histórico de viagem para Manaus, área com circulação do vírus na época.

Os dados apontam que, até 28 de dezembro de 2019 - última semana epidemiológica do ano -, foram registrados 1.226 pessoas com suspeita da doença no estado, com 620 desses casos já descartados e os outros 338 em investigação.


Uma morte foi confirmada no ano pelo estado, a de um bebê de 7 meses, em Taquaritinga do Norte, no Agreste do estado. O município recebeu ações preventivas de vacinação após o caso.

No boletim divulgado em 3 de dezembro de 2019, eram 159 casos confirmados no estado em 12 municípios. No período, eram 1.119 notificações de suspeita da doença.

Veja as cidades e o número de casos confirmados

Abreu e Lima (1)
Arcoverde (1)
Bezerros (2)
Bonito (1)
Brejo da Madre de Deus (12)
Cabo de Santo Agostinho (4)
Camaragibe (3)
Carpina (2)
Caruaru (23)
Cupira (2)
Custódia (3)
Frei Miguelinho (1)
Glória do Goitá (2)
Gravatá (3)
Ipojuca (1)
Itaíba (1)
Jaboatão dos Guararapes (9)
Jataúba (2)
Lagoa do Carro (7)
Limoeiro (1)
Olinda (5)
Paulista (7)
Recife (31)
Riacho das Almas (1)
Santa Cruz do Capibaribe (60)
Santa Maria do Cambucá (1)
Sertânia (2)
Tacaimbó (1)
Taquaritinga do Norte (37)
Toritama (24)
Vertentes (18)

Ação

Sarampo é uma doença altamente transmissível




Dados preliminares da Secretaria de Saúde apontaram que, em 2019, foram aplicadas 786.506 doses da vacina tríplice viral em Pernambuco, um quantitativo 50% maior do que o mesmo período de 2018, em que haviam sido aplicadas 524.332 doses. Além do sarampo, o imunizante protege conta a rubéola e caxumba.

O governo informou que as ações de vigilância epidemiológica, incluindo investigação dos casos e vacinação de bloqueio, além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso. Isso acontece, segundo a SES, independentemente do resultado laboratorial.

A medida busca evitar o agravamento do caso e a propagação da doença. As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio das Geres e do Estado. A Secretaria informa, ainda, que tem recebido normalmente a vacina tríplice viral do Ministério da Saúde e feito a distribuição aos municípios.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

Vacina

De acordo com as autoridades de saúde, a imunização deve ser feita da seguinte forma: ao completar 1 ano, a criança deve tomar a primeira dose e, três meses depois, a segunda . Ou seja, as crianças a partir dos seis meses de idade precisam tomar três doses do imunizante.

A partir dos 2 anos, caso o menino ou menina ainda não tenha começado o esquema vacinal, duas doses devem ser aplicadas com um intervalo de um mês entre elas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário