PONTO DO BEM

PONTO DO BEM
PETROLÂNDIA-PE

MIX POINT

MIX POINT
Avenida José Gomes de Avelar, centro de Petrolândia, "O Melhor da Cidade"

sábado, 23 de março de 2019

Britânicos saem às ruas para tentar impedir Brexit

Ato reuniu centenas de milhares de pessoas em Londres

(ANSA) - Centenas de milhares de pessoas saíram às ruas de Londres neste sábado (23,03) para exigir um segundo plebiscito sobre o Brexit, em meio ao impasse que travou o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Segundo os organizadores da manifestação "People's Vote", o ato reuniu mais de 1 milhão de pessoas, mas o número não foi confirmado por fontes independentes. Em outubro passado, um protesto contra o Brexit já reunira 700 mil cidadãos.

© Reuters

A marcha começou na Park Lane, em pleno centro de Londres, e seguiu até a Praça do Parlamento, em um trajeto de cerca de dois quilômetros. A bandeira azul com estrelas amarelas da União Europeia foi onipresente no protesto.

Ao mesmo tempo, mais de 4,2 milhões de pessoas assinaram uma petição online para exigir a revogação da saída do Reino Unido da UE, marcada, a princípio, para ocorrer em 29 de março de 2019. O governo da primeira-ministra Theresa May, no entanto, alega que convocar um novo plebiscito ou abdicar do Brexit seria um "golpe na democracia" britânica.

Bruxelas aceitou adiar o rompimento para 22 de maio, porém desde que o acordo que já foi rejeitado duas vezes pelo Parlamento do Reino Unido seja aprovado na semana que vem. O presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, por sua vez, só autorizará uma terceira votação se houver mudanças "substanciais" no texto, embora a UE tenha fechado as portas para renegociá-lo.

O principal entrave diz respeito ao "backstop", mecanismo que prevê fronteiras abertas entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda em caso de fracasso em futuras negociações comerciais entre Londres e Bruxelas. (ANSA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário