sexta-feira, 13 de julho de 2018

DENÚNCIA: Compesa desperdiça água potável, enquanto alguns moradores do Bairro Nova Esperança em Petrolândia-PE não tem água em suas torneiras

Por Redação do Blog Sertão News Petrolândia 
Fotos/Vídeos: Alexandre Sertão 


SEGUNDO VÍDEO DO DIA 11.07 (14H)



IMAGENS DE HOJE (13.07)




As pessoas do Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, depois de muitos anos, conquistaram o maior bem que uma comunidade pode conquistar "ÁGUA POTÁVEL". No dia 29.06.2018. foi inaugurado pelo governador Paulo Câmara, o sistema de abastecimento de água do bairro, a Estação Elevatória fica localizada em frente ao Parque de Vaquejada João Pernambuco. A obra foi orçada em mais de 3 milhões, e beneficia mais de 1000 casas, o município teve a sua contrapartida, e o estado, através da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) realizou a obra. 

Abastecimento irregular (por Alexandre Sertão- Morador do BNE)

Foi conquistado o bem maior, a água no BNE é uma realidade! Embora muitas casas ainda estão sem esse bem em suas torneiras, mas o abastecimento está de forma irregular. 

Depois da inauguração, já passamos por momentos de vários dias sem água. Na rua que resido os meus vizinhos, já estavam sem água a 6 dias, chegou dia 11.07 (quarta-feira) a noite, hoje dia 13.07 (sexta-feira), pela manhã estávamos sem água mas uma vez. A gerência da Compesa não pode mais dizer que estamos em teste, pois esta fase passou a partir do momento que a obra foi inaugurada.

Precisamos de uma atenção maior e melhor, porque nisso tudo há um agravante: Devido a chegada da água no bairro, os pipas automaticamente foram tirados de circulação, é até dentro da lógica. Mas e as pessoas que ainda não tem água, que não foram colocada em suas casas? um exemplo é a minha! Falei com a Compesa, me informou que era com a empresa ABL Engenharia, terceirizada responsável pela obra, procurei a empresa 3 vezes, disse que já iriam entregar a obra a Compesa, e nada poderia fazer, acabou a obra, e eu não recebi água em minha casa, assim como muitas pessoas não receberam. 

Dia 05.07, entrei em contato, via whatsapp com atendente da Compesa local, e fui informado que devo pagar uma taxa de R$ 90,00, que virá em uma das faturas, para ser colocado água na minha casa. Isso é Inaceitável! 

DESPERDÍCIO DE ÁGUA POTÁVEL

Vídeo do DIA 11.07



Vídeo do DIA 12.07



Foto: Alexandre Sertão


É incalculável o desperdício de água potável na Estação Elevatória de Água, que leva o abastecimento ao BNE, no dia 26.06.2017, fizemos uma denúncia, entramos em contato com a Compesa local, e nos passaram o número de um engenheiro, para nos dá explicações porquê aquilo esta acontecendo. O mesmo nos informou que foi ato de vandalismo, e que estava sendo tomada as providências.

A ele fizemos os nossos questionamentos a cerca disso: Como alguém iria entrar na estação, se a mesma é totalmente rodeada com arame farpado? Mas lamentamos em dizer, não é vandalismo! E sim trata-se de um suspiro, e a responsabilidade por liberar esta água é da Compesa; e mais um detalhe, toda água desperdiçada, está acumulando-se em um terreno do município, e com um agravante: Próximo a três escolas do município, Escolas: Francisco Simões de Lima, Agrícola, e o pior é a situação da Escola 6 de Março, pois a mesma já passara por reformas, por problemas de grandes rachaduras, devido a filtração, comprometendo a estrutura do prédio, este detalhes, a nossa redação informou pessoalmente a Prefeita do município, a senhora Janielma Souza, que nos informou que irá tomar providências. 

Sugerirmos a mesma, que poderia esta água, que está sendo jogada fora, e a ponto de salinizar toda área, e prejudicar as estruturas prediais ao redor, ser canalizada, e colocar um ponto de saída de água, para encher os pipas, para levar está água para as comunidades que são abastecidas por este sistema. E a própria Prefeita sugeriu, que também poderia ser usada pelas as escolas ao redor do local.

A mesma sugestão dada a Prefeita, sugerimos ao engenheiro, ele por sua vez, falou que será colocada uma boa. Então perguntamos: Porque não se colocou desde o início? Evitando assim, todo este desperdício.

Não estamos querendo denegrir a imagem da Compesa, pois a mesma, com suas falhas, já o faz. O que queremos é benefícios para toda uma comunidade, para o meio ambiente, e consequentemente para todo o município.

VÍDEO DA SEMANA PASSADA 
        




IMAGENS DE VÁRIOS MOMENTOS E DIAS 










Nenhum comentário:

Postar um comentário