PONTO DO BEM

PONTO DO BEM
PETROLÂNDIA-PE

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Feira de artesanato inédita em Pernambuco conta com mais de 4 mil vagas em cursos

Entre os dias 3 e 6 de maio, mais de cem expositores de produtos e máquinas de marcas locais e de outras cidades montarão seus estandes no Centro de Convenções

Por: Emília Prado
Diário de Pernambuco 

Além de pesquisar e comprar, os visitantes poderão participar de cursos, workshops e demonstrações oferecidos todos os dias, gratuitamente. Foto: Mega Artesanal/Divulgação

Ele está na capital e no interior, nas ruas e dentro das casas. O artesanato em Pernambuco tem personalidade tão forte quanto o seu povo. Por esse e outros motivos, a produtora WR São Paulo optou pelo estado para sediar a primeira edição da Mega Artesanal, feira dedicada a quem gosta e sobrevive das artes manuais. Entre os dias 3 e 6 de maio, mais de cem expositores de produtos e máquinas de marcas locais e de outras cidades montarão seus estandes no Centro de Convenções de Pernambuco. Além de pesquisar e comprar, os visitantes poderão participar de cursos, workshops e demonstrações oferecidos todos os dias, gratuitamente. Serão mais de quatro mil vagas, a maioria com inscrição presencial, minutos antes das aulas.

Rita Mazzotti, organizadora do evento, destaca a diversidade de produtos da feira. “Estarão presentes empresas de papel, lãs e fios, fitas, feltro, tecido, saboaria, máquinas. Além de apresentar novidades aos artesãos pernambucanos, nosso público principal, há também o objetivo de despertar o interesse das lojas locais para ampliar o mercado”, relata. Os produtores também apostam nos cursos, diferencial que segue o conceito da Mega Artesanal, maior evento do gênero da América Latina, que este ano vai para sua 18ª edição em São Paulo.

Os cursos acontecerão na maioria dos estandes e em quatro salas reservadas, esses de maior duração. Costura criativa, scrapbooking, pintura, gravação em vidros, saboaria e até confeitaria serão explorados nos cursos mais longos, alguns necessitam de inscrições prévias, que podem ser feitas no site www.artesanalnordeste.wrsaopaulo.com.br.

Todos os dias, os expositores também oferecerão cursos gratuitos, com materiais inclusos, para demonstrarem as possibilidades de uso dos seus produtos. A Toke e Crie, distribuidora de materiais de artesanato, promoverá oficinas de mini-álbuns e caixas com as professoras Mariana Padilha e Mônica Leão, ambas de Recife, Jane Cavalcante e Mamiko Yamashita. Gerente comercial da marca, Regina Leme está otimista pelos frutos da Artesanal Nordeste. "Nossos números de vendas online para o Nordeste são expressivos, por isso é essencial este contato mais próximo com os clientes daqui", comenta Regina. 

As expectativas também são altas para os produtores locais. Gutemberg Nascimento, proprietário da Sou Máquinas, diz que há tempo esperava um evento como este na cidade. A empresa, localizada no bairro do Jordão, produz máquinas e peças de costura e bordado. "Como é um mercado que está em expansão em nossa região, é muito importante que tenhamos mais eventos como este, tanto para movimentar a economia quanto para divulgar outras culturas", acredita Gutemberg.

SERVIÇO
Artesanal Nordeste
Quando: 3 a 6 de maio de 2018, das 13h às 20h (de 3 a 5 de maio) e das 13h às 19h (6 de maio).
Onde: Centro de Convenções (Av. Professor Andrade Bezerra, Olinda).
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Proibida a entrada de menores de 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário