PONTO DO BEM

PONTO DO BEM
PETROLÂNDIA-PE

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Governo brasileiro decide expulsar diplomata da Venezuela

Por: Correio Braziliense
Via: Diário de Pernambuco 

Medida é uma resposta ao anúncio do governo da Venezuela de que o embaixador brasileiro em Caracas, Ruy Pereira, é persona non grata naquele país

Foto: Miverino Júnior/CB/DA Press

Apesar de não ter recebido um comunicado oficial por parte do governo venezuelano sobre a expulsão do embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) decidiu expulsar o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado.

A decisão, confirmada pelo Itamaraty ao Correio no começo da noite desta terça-feira (26/12), é mais um episódio da crise diplomática entre os dois países, iniciada desde o impeachment de Dilma Rousseff.

A decisão do Itamaraty é uma resposta ao anúncio, feito no sábado (23/12), da presidente da Assembleia Constituinte e ex-chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, segundo a qual Pereira era considerado persona non grata naquele país

Na ocasião, o governo brasileiro emitiu nota dizendo que, caso fosse confirmada a medida, adotaria a reciprocidade. Nos dias seguintes, a comunicação oficial da expulsão na veio, e o Itamaraty agiu hoje. Como a Venezuela não mantém um embaixador em Brasília há cerca de um ano, coube ao Itamaraty considerar Maldonado persona non grata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário