quinta-feira, 27 de julho de 2017

AGENDA CULTURAL-PE: Clássicos brasileiros em recital gratuito no Teatro de Santa Isabel

O espetáculo será o resultado da 1ª Oficina de Canto Lírico do Recife, com um repertório que irá incluir compositores como Villa-Lobos, Guerra Peixe e Marlos Nobre

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

O Recital de conclusão do I Curso de Canto Lírico do Recife irá apresentar clássicos diversos da ópera.
Foto: Trago Boa Notícia/Divulgação

O Recital de conclusão do I Curso de Canto Lírico do Recife irá reunir clássicos diversos da ópera no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, neste domingo (30), às 18h. O espetáculo gratuito é resultado da 1ª Oficina de Canto Lírico do Recife, que foi realizada nas últimas duas semanas no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). 

O repertório foi selecionado pelo professor Marcelo Ferreira e irá incluir alguns compositores brasileiros que dedicaram parte de sua obra ao gênero, como Villa-Lobos, Guerra Peixe e Marlos Nobre, regente da Orquestra Sinfônica do Recife.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Além de Marcelo, que é doutorando em Canto e Ópera pela Indiana University, o curso também foi ministrado por Vitor Philomeno, pianista e professor do Estúdio VOCE no Rio de Janeiro. Juntos, eles deram continuidade ao programa do Opera Studio, um projeto iniciado por Ferreira há cinco anos, com enfoque em qualificar cantores líricos e pianistas em Pernambuco. Em oficinas desse tipo, os cantores são treinados para cantar sem microfone, exercendo esforços na musculatura e técnicas de respiração, além de aprender os padrões preestabelecidos que devem ser seguidos nas óperas.

A 1ª Oficina de Canto Lírico do Recife recebeu mais de 70 inscrições, entre os interessados haviam profissionais e estudantes do Brasil inteiro, com 23 alunos selecionados

Além de Pernambuco, pessoas de estados como Paraíba, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná presenciaram as aulas dadas por Ferreira e Philomeno. Agora, os alunos irão mostrar o resultado da oficina, realizada pela Jaraguá Produções e com incentivo do Funcultura, no histórico Teatro de Santa Isabel, ambiente que já foi palco de inúmeras óperas no Recife.

SERVIÇO

  • Recital de conclusão do I Curso de Canto Lírico do Recife
  • Quando: 30 de julho (domingo), às 18h
  • Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Santo Antônio)
  • Quanto: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário