sexta-feira, 31 de março de 2017

PREFEITURA DE PETROLÂNDIA E SEBRAE: Uma parceria para desenvolver o Turismo e a Cultura do município


Mabel Aquino, Alexandre Sertão e Ana Paula 

Silvinha 

Petrolândia-PE, no Sertão de Itaparica, é um importante polo de desenvolvimento turístico e artístico/cultural na região, com um riquíssimo patrimônio natural, e que precisa de investimentos que valorize, desenvolva e mantenha esses bens, investindo, sobre tudo nas pessoas,  seus talentos e práticas profissionais.

E assim, foi realizada uma importante reunião, na sala do empreendedor, localizada na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo,   com a presença de Ana Paula, Analista do SEBRAE, na Unidade do Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica , e Gestora do Projeto Economia Criativa, nas áreas da Cultura, Artesanato e Turismo; Silvana França (Silvinha), (agente de desenvolvimento) e Coordenadora da Sala do Empreendedor, Mabel Aquino (Turismóloga), representante da SEDETUR, e Alexandre Sertão (Ator, poeta, Compositor e Produtor Cultura), Departamento Municipal de Cultura.



TURISMO E CULTURA
Mabel Aquino e Alexandre Sertão

O reunião tinha como base de pauta buscar a parceria do SEBRAE, no Desenvolvimento, fortalecimento e manutenção do turismo e da cultura do município, valorização do patrimônio natural dos pontos turísticos, buscando desenvolve-lo de forma sustentável, agregando infraestrutura adequada, para torna-los cada mais atrativos; desenvolvimento na rede hoteleira (instalações e bom atendimento), realizações de práticas de esportes diversos.

Na área cultural: Resgatar e preservar as manifestações artísticas culturais, costumes e tradições, valores artísticos que é peculiar do município; capacitações profissionais, promoções de eventos, valorização a economia produtiva local, a importância da gastronomia e do artesanato, e sobre tudo valorização dos agentes produtores (artistas e produtores de cultura)  em suas diferentes expressões.

Foi informado que nos dias 31 de Maio, 01 e 02 de Junho de 2017, será realizado o Festival Gastronômico em Petrolândia, na Praça da Matriz, valorizando a gastronomia do município, e contará com a parceria das associações, grupos e artesão individual, que integram a FEIRARPE (Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia) e poetas da terra e música.


Alexandre Sertão e Ana Paula

 Silvinha e Mabel Aquino 

 Mabel Aquino e Ana Paula 

Ana Paula (SEBRAE)


Redação: Alexandre Sertão
Fotos: Alexandre Sertão/Silvinha 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

2 comentários:

  1. Nossa cidade tem potencial turistico,o problema é que vou ver quem tem a coragem de desenvolver isso por aqui. Os anos passam e não há desenvolvimento nesta área. Isso seria importante para o desenvolvimento em nosso polo.

    ResponderExcluir
  2. Temos potencial, mas precisamos ter atitude no sentido de buscar esse desenvolvimento,através de investimentos focado neste objetivo.
    E pensando assim foi criado o "Banco de Projetos" que é coordenado por um turismólogo da SEDETUR (secretaria de desenvolvimento econômico e turismo). Que cria projetos, e vai em busca do recurso, através de parcerias, editais, e recursos próprios. O banco é uma de muitas alternativas existe para esse fim

    ResponderExcluir