quarta-feira, 8 de março de 2017

PRÁTICA DE CRIME AMBIENTAL EM PETROLÂNDIA-PE- Deixa uma grande fumaça negra



Vídeo 










Na tarde desta quarta (08.03), através imagens e vídeos podemos constatar um crime contra o meio ambiente em nossa cidade, foi próximo a um dos principais pontos turístico do município de Petrolândia-PE, no Sertão de Itaparica, o MIRANTE DA SERROTA, que a muitos anos já é alvo de incêndios, deposito de lixo (lixão), cemitério de animais, desmatamentos.

Desta vez, o crime foi um grande incêndio, aparentemente, pela cor da fumaça, parecia pneu sendo queimado, mas não tivemos a certeza, mas pelas imagens podemos avaliar que pode ser de fato "pneu queimado", e por sinal, uma grande quantidade. 

Por consequência da grande nuvem de fumaça. não me aproximei mais, para não colocar em risco a minha própria vida, e até mesmo pela minha integridade física, durante todo o momento do registro das imagens, e vídeo não constatamos a presença de nenhuma pessoa, a não ser de um carro, próximo ao local do fogo.

Quase no fim do registro, conversei com um senhor que passava por ali, o mesmo informou-me que é comum essa prática, e sempre é queimado pneus, e outros resíduos, nas proximidades, e no mesmo local.  

Após fazer os primeiros registro, segui na avenida José Gomes de Avelar, para poder registrar imagens em uma maior distância, e as mesmas, mostram a grandiosidade do problema, pois uma grande nuvem tomara conta do ambiente.

Imagine as pessoas do Sítio Serrota, do Projeto Apolônio Sales, e pessoas da Vila Doutor Francisco Simões de Lima, que receberam toda aquela fumaça altamente toxica. 

Fumaça vista do GRÊMIO LÍTERO 




Fumaça vista da Avenida José Gomes de Avelar 
(média de 800 metros do local do incêndio) 



Em Petrolândia, há pessoas que fazem trabalhos com pneus,, tipo: Enfeites de praças, depósitos de lixo, caqueiras de plantas, bancos, cadeiras, e outros objetos, com a matéria prima do pneu. 


Redação/ Fotos e Vídeos: Alexandre Sertão 


SAIBA MAIS 

QUEIMADA DE PNEU 

Ambientalista adverte que dioxinas liberadas na queima de pneus são as mais tóxicas do mundo)


Consequências e Contaminação devido a Queima de Pneus e a Logística Reversa


Devido as consequências geradas pela queima dos pneus, o meio ambiente é contaminado durante as queimadas pois são liberados vários poluentes como etilbenzeno, tiazois e outros hidrocarbonetos. Uma curiosidade é que as empresas estão abrindo espaço para uma nova área que é a logística reversa que envolve a logística empresarial, que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes do retorno dos bens pós -venda e de pós consumo ao ciclo dos negócios. 

Vem mostrando a dificuldade da logística reversa dos pneus usados e tem as informações precisas do que vai encontrar nos pneus usados, isso é bom para se fazer o controle e a quantificação da quantidade de pneus a serem descartados no meio em que se vive. 
 
O interessante é que os pneus já utilizados tem serventia nas construções de casas, na fabricação de cadeiras , na fabricação de asfalto e muito mais. O processo de reaproveitamento já impede que ele seja queimado ou descartado de maneira incorreta causando prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente.


Fonte: Tecnologia para a Recuperação, Reciclagem e Reutilização de Materiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário