PONTO DO BEM

PONTO DO BEM
PETROLÂNDIA-PE

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Secretaria de Defesa Social de PE atrasa publicação do número de homicídios no estado

No site da SDS, é possível encontrar apenas uma lista preliminar das vítimas contabilizadas em dezembro. Dados de janeiro também não foram disponibilizados.

AS @rtes.


Responsável por contabilizar o número de homicídios em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) não divulga a estatística definitiva do número de Vítimas de Crimes Letais e Intencionais (CVLI) no estado desde o último mês de dezembro. No site da pasta, é possível conferir apenas a lista preliminar do último mês de 2016, que contém 454 indivíduos assassinados por homicídio, latrocínio ou lesões corporais.

O número, no entanto, contempla as vítimas registradas entre os dias 1º e 30 de dezembro e é sujeito a alterações até o 15º dia do mês seguinte. Na tarde desta terça-feira (31), as alterações ainda não haviam sido feitas. A lista preliminar do mês de janeiro também não foi publicada pela pasta. Procurada pelo G1, a SDS informou que um novo gestor assumiu a Gerência de Análise Criminal e Estatística e, por isso, novas metodologias para consolidar o número de mortes e diminuir as revisões estão sendo estudadas. 

Por meio de nota, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) informou que “o combate à crescente onda de violência fica ainda mais prejudicado quando o Governo deixa de publicar os dados e as estatísticas da violência em 2017”. Ainda de acordo com o pronunciamento do sindicato, a produção e a análise das informações ajudam a montar o mapa da criminalidade e tornam possível o desenvolvimento de um planejamento para enfrentar os crimes no estado. 

No início de janeiro, a SDS informou que o ano de 2016 teve 13% a mais de homicídios em relação a 2015. O número de crimes no ano passado superou as estatísticas de 2015 no mês de novembro, segundo dados da secretaria. Nesta terça-feira, a pasta informou que foram, ao todo, 4.479 homicídios contabilizados em 2016.

Estatísticas recentes

No mês de novembro do ano passado, a SDS contabilizou 406 vítimas de homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte) cometidos com armas brancas, armas de fogo ou outros tipos de objeto. Em outubro, houve registro de 449 vítimas pelos mesmos crimes.


Por G1 PE
31/01/2017 16h47  

Nenhum comentário:

Postar um comentário