PONTO DO BEM

PONTO DO BEM
PETROLÂNDIA-PE

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

ANA e a ONS: VERGONHA PARA O NORDESTE E PARA O BRASIL: ENTENDA O PORQUE

A ATITUDE DA CHESF MOSTRA A IRRESPONSABILIDADE DA CIA, E A FALTA DE RESPEITO AS POPULAÇÕES QUE SÃO BANHADAS PELO LAGO DE ITAPARICA.


Foto: Alexandre Sertão


A ANA e a ONS, autorizaram a CHESF a tomar uma atitude que mostra a cada instante a incompetência e falta de responsabilidade para com os agricultores, famílias, populações, e cidades: Glória e Rodelas, na Bahia e Petrolândia e Itacuruba, em Pernambuco, que são banhadas pelo Lago de Itaparica, acompanhe na sequência o texto em destaque, a atitude de extrema irresponsabilidade, beneficiando uma tradição, "que é digna de respeito", sim! Mas de forma irresponsável, não! Isso é  inaceitável, prejudicando milhares de agricultores, que perderam suas plantações, E COMUNIDADES QUE TIVEREM E ESTÃO COM O ABASTECIMENTO HUMANO COMPROMETIDO, por consequência do baixo nível do lago de Itaparica, tido como o maior de toda história, para atender uma tradição festiva, isso só mostra o que vivemos no Nordeste, "O benefício a poucos, para o mal de muitos". Isso é Brasil! Até quando?


Alexandre Sertão
10.01.2016.




QUAL É A VERDADE? OU A MENTIRA?


Agora como explicar, as Bombas da Tranposição, que tiram do rio sofrido, 7 mil Metros Cúbicos por segundo, trabalhando dia e noite, pra levar água da EBV 1, para a EBV 2, várias e várias horas por dia, só parando no período de pico, a fim de que água chegue ao destino desejado pelos políticos da ponta.
Será que não é essa, a explicação do Lago de Itaparica, está no seu mais baixo nível de sua história?  


Detalhes da Transposição

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade do Governo Federal. A atual execução física do empreendimento é de 94,3%, conforme dados de novembro de 2016, sendo 93,1% no Eixo Norte e 96% no Eixo Leste.


O Governo Federal já acionou os motores de três Estações de Bombeamento (EB) do Projeto de Integração do Rio São Francisco: EBV-1 e EBV-2, no Eixo Leste, e a EBI-1, no Eixo Norte.  A água do Velho Chico já percorre parte das estruturas de engenharia dos eixos Norte e Leste do projeto.

Fonte
Projeto de
Integração do Rio São Francisco

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL


Foto: Alexandre Sertão

Veja a Nota 

Posição da Prefeitura de Petrolândia-PE, cidade banhada pelo lago de Itaparica. 


A Prefeitura de Petrolândia obteve da Chesf a informação de que a baixa brusca no nível do Reservatório de Itaparica, inclusive sendo o menor da história, se deve a uma operação especial, autorizada em conjunto pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas (ANA). O objetivo foi atender a uma demanda de aumento de volume do Rio São Francisco na altura do Município de Penedo – AL, garantindo a realização da Procissão Centenária do Bom Jesus. Informa ainda que em reunião realizada hoje (09), a ANA e a ONS, definiram o aumento de vazão de Sobradinho em favor de Itaparica, com a perspectiva de em 2 dias recuperar o volume útil e tentar manter o patamar de 10 a 11%. Nível que corresponde ao de 15 dias atrás.

A Chesf ainda informou que a faixa operativa do Reservatório de Itaparica, está entre a mínima na cota 299,00 e a máxima na cota 304,00. Com a baixa brusca chegou-se a cota 299,34, portanto, ainda dentro da variação prevista. Há ainda para apreciação do ONS e ANA, demanda semelhante de liberação de água a partir do Lago de Itaparica para atender outro evento no final do mês em Propriá – SE.

O Município de Petrolândia-PE, manifesta-se contrário a atitudes como essa! Pois, de forma brusca e sem a devida mensuração das consequências, deixou milhares de usuários na região de Itaparica, sem conseguir captar água para consumo humano, agricultura e pecuária. Essa atitude, inconsequente, provocou nos usuários pavor, além de prejuízos. Pois, algumas plantas a depender da fase vegetativa, não suportam um dia sem água.

Ainda com relação a possibilidade de nova operação do gênero, prevista para o final de janeiro, é necessário um planejamento efetivo de forma que as manobras aconteçam mantendo o equilíbrio entre os Lagos do Rio São Francisco, sem penalizar apenas determinada região, como aconteceu com Itaparica.

Por fim, enviaremos ofícios aos órgãos competentes, para que se tenha mais cuidado e transparência em ações que possam prejudicar ainda mais os ribeirinhos e outros usuários do Rio São Francisco.

Petrolândia-PE, 09 de janeiro de 2017.


Ricardo Rodolfo - Prefeito de Petrolândia/PE






Nenhum comentário:

Postar um comentário