domingo, 13 de novembro de 2016

Estados buscam na União saída para Previdência local

O deficit dos Estados com a previdência dos seus 
servidores superou R$ 64 bilhões no ano passado

Reuters

Com dificuldade para pagar os salários dos servidores públicos, os governadores querem que a União ajuda a cobrir o rombo que as aposentadorias e pensões criaram nos orçamentos estaduais.

Em troca, eles prometem ajudar na aprovação da reforma da Previdência, principal pauta do governo de Michel Temer neste ano.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, o Rio de Janeiro, juntamente com outros estados, elaboram uma proposta para o governo federal.

Em 2015, o deficit dos Estados com a previdência dos seus servidores superou R$ 64 bilhões.

Em 11 deles, o passivo ultrapassou 10% da receita líquida, despesa que foi coberta com recursos dos Tesouros estaduais e agravou a asfixia dos Estados.

A ideia pretendida pelos estados é que o deficit estadual com a Previdência dos servidores seja alvo de um refinanciamento semelhante ao feito nos anos 1990, quando a União assumiu as dívidas bancárias dos governos locais.

A proposta foi discutida no Rio há pouco mais de uma semana, com representantes de nove Estados, e o ex-secretário da Fazenda do Rio Júlio Bueno foi incumbido de preparar um documento a ser entregue ao presidente Temer.

De acordo com a publicação, o Ministério da Fazenda vê com reservas a sugestão.


Fonte: Notícias ao Minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário