quinta-feira, 27 de outubro de 2016

14,5 mil candidatas a vereadora não recebem nenhum voto

O dado reforça a tese de que muitas mulheres são colocadas no páreo apenas para cumprir a cota obrigatória


 TSE



Nas eleições deste ano, quase 15 mil candidatas que se candidataram a vereadora não receberam votos. É o que aponta um levantamento da TV Globo em conjunto com a agência de dados Gênero e Número com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

São exatamente 14.498 mulheres que se lançaram à disputa política e terminaram zeradas na urna. E o que é pior, não votaram nem em si próprias. Segundo o G1, o contingente de mulheres sem voto representa 10% do total de candidatas ao Legislativo. Para os homens a realidade não é a mesma. Somente 1.704 terminaram zerados, 0,6% do total de postulantes.

O dado reforça a tese de que muitas mulheres são colocadas no páreo apenas para cumprir a cota obrigatória. Esta é a segunda eleição municipal com a vigência da lei 2.034/2009, que estabelece que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.


Nas capitais, 170 mulheres acabaram o pleito sem um voto sequer. São Paulo foi a única das 26 cidades que não teve mulher candidata a vereadora zerada. Já a cidade com o maior número de candidatas a vereadora sem voto no país é Maturéia, na Paraíba, onde 92% delas acabaram zeradas.


fONTE: Notícias ao Minuto 


Nenhum comentário:

Postar um comentário