terça-feira, 23 de agosto de 2016

Australiano encontra trufa negra gigante em sua propriedade

"É um monstro', disse Stuart Dunbar enquanto pesava a trufa, que atingiu impressionantes 1,511 kg. Até agora, maior produzida por ele pesava 720 g".

Um produtor australiano encontrou uma trufa negra de 1,511 kg, uma das maiores já descobertas até agora.


O felizardo, Stuart Dunbar, explicou à AFP que levou 45 minutos para desenterrar o fungo gigante em uma horta de Woori Yallock, a leste de Melbourne.

"É um monstro", disse Dunbar enquanto pesava a trufa.

Até agora, a maior já produzida por ele pesava 720 gramas. Dunbar acrescentou que nunca havia ouvido falar de uma trufa tão grande nem na Austrália, nem no mundo.

Em janeiro de 2012, no mercado de Sarlat, em Dordogne, sudeste da França, foi vendida uma trufa negra Périgord de 1,277 kg, que segundo a federação departamental de produtores de trufa era a maior da região.

A trufa de Dunbar é muito grande para os clientes e talvez não seja vendida.

"Meus clientes já se abasteceram para a semana" e o fungo conserva seu frescor por apenas alguns dias, disse Dunbar, que decidiu conservá-la em um pote com álcool e expô-la.

"É mais gratificante conservá-la e poder mostrá-la" aos clientes e visitantes, afirmou.

Fonte: G1 (Planeta Bizarro)


Saiba Mais 

Click a baixo e saiba mais sobre TRUFA e seus valores de mercado

 Trufa ou túbera é a denominação popular dada aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um gênero de fungos da família Tuberaceae. Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo ser humano há mais de três mil anos. Os tipos mais conhecidos são a trufa branca (Tuber magnatum), a trufa negra (Tuber melanosporum) e a trufa de verão (Tuber aestivum).

A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. Possuem aspecto de mármore negro e bege. O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas. A colheita é feita recorrendo a porcos ou cães adestrados que as podem localizar por meio do olfato.

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Curiosidade: a trufa branca de Alba é considerada o segundo alimento mais caro do planeta. Com seu preço entre US$1.350 e US$ 2.700 cada 100g, perde apenas para o caviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário